Conceitos de rede

Este livro não é uma introdução às redes, mas há certos conceitos de rede que precisam ser abordados. Para os leitores sem conhecimentos básicos sobre redes, sugerimos a introdução de material introdutório adicional, pois este capítulo não fornecerá adequadamente todas as informações necessárias.

Conceitos de IPv6 são introduzidos mais adiante neste capítulo em IPv6 . Para maior clareza, os endereços IP tradicionais são chamados de endereços IPv4. Exceto onde indicado em contrário, a maioria das funções funcionará com endereços IPv4 ou IPv6. O termo geral endereço IP refere-se ao IPv4 ou ao IPv6.

Breve introdução às camadas de modelo OSI

O modelo OSI tem uma estrutura de rede que consiste em sete camadas. Essas camadas são listadas na hierarquia do menor para o maior. Uma breve visão geral de cada nível é descrita abaixo. Mais informações podem ser encontradas em muitos textos de rede e na Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/OSI_model).

Camada 1 - Física:

Refere-se a cabos elétricos ou ópticos que transportam dados brutos para todas as camadas superiores.

Normalmente se refere a Ethernet ou outro protocolo semelhante que está sendo falado no fio. Este livro geralmente se refere à camada 2 como significando os switches Ethernet ou outros tópicos relacionados, como endereços ARP e MAC.

Camada 3 - Camada de Rede:

Os protocolos usados ​​para mover dados ao longo de um caminho de um host para outro, como IPv4, IPv6, roteamento, sub-redes etc.

Camada 4 - Camada de Transporte:

A transferência de dados entre usuários, geralmente se refere ao protocolo TCP ou UDP ou a outros protocolos semelhantes.

Camada 5 - Camada de Sessão:

Gerencia conexões e sessões (normalmente chamadas de “diálogos”) entre usuários e como elas se conectam e desconectam normalmente.

Camada 6 - Camada de Apresentação:

Lida com todas as conversões entre os formatos de dados exigidos pelos usuários, como diferentes conjuntos de caracteres, codificações, compactação, criptografia etc.

Camada 7 - Camada de Aplicação:

Interage com o usuário ou aplicativo de software, inclui protocolos familiares, como HTTP, SMTP, SIP, etc.